Pular para o conteúdo principal

DIU SAFE Cu300


O DIU SAFE Cu 300, de fabricação holandesa, pode ser usado tanto por mulheres que já tiveram filhos como por nulíparas, adolescentes e mulheres que tenham útero com dimensão inferior a 6 cm. O DIU é um aparelho contraceptivo seguro e eficaz, apropriado para mulheres com baixo risco de doenças sexualmente transmissíveis. Nesta moderna geração de DIUs, os modelos CEPEÓ TCu 380A e DIU SAFE Cu 300 oferecem contracepção eficaz por longos períodos de tempo, com taxas de gravidez relatadas variando entre menos de uma por 100 mulheres/ano. Em usuárias típicas, os DIUs são mais eficazes do que os anticoncepcionais orais e são quase tão eficazes quanto os injetáveis, implantes e a esterilização voluntária. Já muito eficazes na contracepção, os DIUs estão sendo aprimorados em busca da redução dos efeitos colaterais e das complicações tais como sangramento, dor e expulsão.




SAFE CU 300 E SEU INSERTOR

Especialmente indicado para nuligestas(mulheres que não têm filhos) ou com útero pequeno, a critério médico.

O sangramento menstrual aumentado, freqüentemente acompanhado de dor, é a maior queixa entre as usuárias de DIUs e a maior razão médica para a remoção do mesmo. Em ensaios clínicos, 15% das mulheres pararam de usar o DIU ainda no primeiro ano após a inserção, em função de sangramento e dor; as taxas de remoção por estas razões são ainda mais altas em mulheres mais jovens e nulíparas. As taxas de expulsão relatadas variam de um a oito por 100 mulheres no primeiro ano de uso. A maioria das expulsões ocorre no primeiro ano após a inserção, especialmente nos três primeiros meses. Os fatores que parecem influenciar a expulsão incluem a idade baixa, nenhum histórico de gravidez ou parto, a técnica de inserção e a habilidade do profissional.



Na última década, foram desenvolvidos vários DIUs modificados para reduzir o sangramento, a dor e a expulsão, mantendo-se a eficácia. O DIU SAFE Cu 300 é um deles.

O SAFE Cu 300 tem a mesma aparência de outros dispositivos em formato de T, porém é menor e tem braços e haste mais finos e flexíveis. Além disso, seus braços são encurvados para baixo em direção à haste do dispositivo, num esforço para reduzir a irritação uterina e ajudar a prevenir expulsões. A maior flexibilidade do DIU ajuda na inserção com uma técnica de suave "empurrar-para-dentro" não sendo necessário o uso de um êmbolo. O aplicador também é mais fino que o do TCu 380A (3mm contra 4mm), tornando a inserção menos desconfortável.


Os resultados de um estudo aleatório comparativo do uso entre 600 mulheres com idades variando entre 18 e 45 anos, demonstraram que nas usuárias de SAFE Cu 300  as remoções por sangramento e dor foram significativamente mais baixas . Os médicos que participaram deste estudo relataram que a inserção e a remoção do CEPEÓ SAFE Cu 300 foram mais fáceis quando comparadas ao TCu 380A. O dispositivo foi aprovado para comercialização em todos os países da Comunidade Européia em 1996 e no Brasil em 2001 para uso por até cinco anos.

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa mancha branca no colo do útero?

As manchas brancas que aparecem no exame colposcópicos do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem. MANCHAS BRANCAS O Papanicolaou (citologia de prevenção do câncer) detecta as células anormais oriundas destas manchas, classificando-as em: normais, displasia leve, moderada ou grave. É um exame indireto das lesões. Já a colposcopia (exame através de um colposcópio, que é um aparelho binocular de grande aumento), tem uma visão direta das lesões. Este exame colposcópico permite verificar pequenas nuances de relevo, de extensão e coloração das imagens de maneira que se pode inferir o grau de importância e gravidade da mesma. Dependendo dos achados, o ginecologista poderá recomendar um acompanhamento periódico, uma biópsia, uma cauterização ou até mesmo uma cirurgia. COLPOSCÓPIO O exame

9 FATOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER SOBRE CONDILOMA ACUMINADO

Condiloma acuminado é uma verruga sexualmente transmissível causado por determinados tipos de HPV (Papiloma Vírus Humano).     Pode aparecer principalmente na vulva, no períneo, na vagina, no colo do útero, no pênis, no saco escrotal, no ânus, na boca e na faringe. Condiloma na boca e na vulva Ele em si, não se transforma em câncer, embora, quando da contaminação, a mulher possa ter tido contato com outros tipos de HPV que tenham potencial de causar o câncer do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus ou da faringe. É extremamente contagioso. O período de incubação pode variar de dias a semanas, ao contrário de outros tipos de HPV, que podem levar até anos para se manifestarem. O tratamento pode ser feito com cauterizações ou por aplicação de medicamentos, e pode demorar. O parceiro deve ser cuidadosamente avaliado. Criocautério Pode ser prevenido pela vacina quadrivalente, contra HPV.

O fio do meu DIU sumiu! O que eu faço?

Todos os modelos de DIU, de cobre ou hormonais, têm um ou dois fios presos na sua ponta. A função deles é facilitar a sua remoção. Basta o médico puxa-los com uma pinça e o DIU é facilmente removido. Os fios são de nylon fino e não interferem na relação sexual. Geralmente após a inserção, os médicos os cortam e deixam apenas 2 cm para fora do colo do útero. No entanto, uma parte das usuárias de DIU são avisadas pelo médico, após algum exame, que os fios não estão visíveis na entrada do canal do colo do útero. Neste caso existem três possibilidades: 1. A mais comum é que o fio tenha se deslocado para dentro do canal cervical ou da cavidade uterina. Isto pode acontecer por que o útero tem contrações durante o ato sexual, exercendo uma força de sucção para dentro. 2. Outra possibilidade é que tenha havido perfuração uterina e que o DIU esteja na cavidade abdominal. Isto pode ser comprovado ou não através de um exame de ultrassom. Se já tiver feito o exame, não precisa ficar repetin