Pular para o conteúdo principal

Fazendo o melhor da sua visita ao médico:

Uma forma de facilitar e tornar mais produtiva sua consulta médica é se preparar e participar ativamente de suas visitas ao médico. Aqui seguem algumas dicas que você deve seguir para usufruir da melhor forma de sua consulta médica.

Marcando a Consulta:

Quando você marca sua consulta, saiba o porquê da sua necessidade de ir ao médico:

· Você precisa apenas de uma consulta de rotina?

· Sua visita é a respeito de um problema recente? Não se esqueça de explicar sobre quando começou o problema e sua evolução ao longo dos dias.

· Para uma consulta ginecológica, certifique-se que não estará menstruada na data da consulta, evite relações 2-3 dias antes e neste período não use medicamentos vaginais em hipótese alguma.

Se você está indo pela primeira vez ao consultório verifique seu endereço e os melhores trajetos e transporte público. Uma boa ideia é usar o Google Maps. Prepare-se para chegar alguns minutos antes do horário marcado.

Caso não possa comparecer à consulta não se esqueça de cancelar com 24h de antecedência.

Antes da sua Consulta:

É uma boa ideia se preparar para a consulta médica. Fazendo algumas coisas antecipadamente ajudam a garantir uma consulta mais rápida e eficaz.

Registre suas perguntas:

Faça uma lista de qualquer dúvida ou preocupações que você tiver. Identifique o seu problema principal. Priorize esse problema e comente a respeito dele logo no início da consulta. Depois liste outros problemas ou dúvidas que você queira discutir.

Problema principal:_______________________________________________________

Outros problemas:___________________________________________________________________________________________________________________________________

Anote seus sintomas e sinais:

Pense a respeito dos seus sintomas e sinais. Seja capaz de descrevê-los – como eles se manifestam, quando eles surgiram, o que os amenizam ou agravam. Essa informação ajuda seu médico a entender seu problema com maior facilidade:

· Sinais são coisas que você pode mostrar ao seu médico, tais como caroços, inchaços ou vermelhidão.

· Sintomas são coisas fora do comum que você sente. Você deve descrevê-los ao seu médico. Exemplos de sintomas são: coceira, dor, corrimento, tontura, entre outros.

Sinais e sintomas:_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Liste seus medicamentos:

Mantenha uma lista dos remédios que você usa. Inclua remédios tarjados ou não, analgésicos, suplementos vitamínicos e remédios fitoterápicos. Liste o porquê do uso de cada uma das drogas e a quantidade e frequência do seu uso

Medicamentos:_________________________________________________________________________________________________________________________________

Tenha o seu histórico de saúde completo:

Você será perguntado sobre seu histórico médico em sua consulta. Seu médico pode pedir a você para preencher um questionário. Ao invés de fazê-lo preencher um formulário, o médico ou alguém da sua equipe pode pedir que responda algumas perguntas e detalhes pessoalmente.

Você pode querer preparar um histórico médico escrito – um registro geral de sua saúde – para futuras consultas médicas. Esse histórico possui informações a respeito de

· Doenças e machucados

· Hospitalizações

· Procedimentos cirúrgicos

· Remédios (que você faz ou fazia uso)

· Alergias, incluindo reações a medicamentos e alimentos

· Informações pessoais:

§ Prática de exercícios e dieta (incluindo uso de álcool)

§ Fatores como stress no trabalho ou eventos como casamento ou mudanças que podem ter um grande efeito em sua vida

§ Hábitos de risco como uso de drogas

· Imunizações

· Histórico familiar de doenças (incluindo tios, tias, primos, avos, pais, irmãos e filhos) principalmente sobre Diabetes, Hipertensão, Câncer de mama e do intestino, complicações da gravidez e parto.

· Lembre-se: o ginecologista SEMPRE perguntará sobre a data da última menstruação.

Traga seus registros médicos de outras consultas

Se você está visitando o médico pela primeira vez, leve consigo seu histórico, laudos de exames de imagem e resultados de exames feitos nos últimos meses. Poderá ser perguntada dos nomes dos seus atuais e antigos médicos e clínicas.

Pense a respeito de levar um acompanhante

Caso necessário leve à consulta uma amiga ou parente, que conheça sobre você, seus problemas e interesses. Essa pessoa pode te ajudar a se lembrar de algo durante a consulta. Certifique-se de levar alguém a quem você pode confiar suas informações médicas.

Durante sua consulta

Sinta-se livre para levantar suas dúvidas e preocupações.

Os exames físicos

Seu médico deve examiná-lo da forma mais confortável possível. Avise-o se algo o incomodar ou preocupar. Esclareça as restrições de razão cultural ou religiosa que você possa vir a ter com algum tipo de exame.

Se você for solicitado a tirar suas roupas para o exame sempre será fornecido uma camisola para sentir-se mais à vontade. O exame ginecológico pode não ser muito agradável, mas é geralmente rápido e indolor.

Os médicos sempre lavam as mãos, usam luvas e materiais descartáveis novos ou previamente esterilizados. Caso tenha dúvidas, não hesite em perguntar sobre elas, afinal higiene é o item que mais merece cuidado de seu medico durante o exame.

Conversando com seu médico

Se você tem alguma dúvida, pergunte a respeito delas. Use suas anotações se preciso. Se você for perguntado a respeito de algo, responda da melhor forma possível e em seu próprio benefício, não esconda detalhes sobre sua vida pessoal ou da doença que a aflige.

Certifique-se de que compreendeu tudo que seu médico disse a você, principalmente o diagnóstico e o tratamento. Caso algo não tenha ficado claro, peça para que ele repita a explicação ou explique de outra forma.

BOA CONSULTA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa mancha branca no colo do útero?

As manchas brancas que aparecem no exame colposcópicos do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem. MANCHAS BRANCAS O Papanicolaou (citologia de prevenção do câncer) detecta as células anormais oriundas destas manchas, classificando-as em: normais, displasia leve, moderada ou grave. É um exame indireto das lesões. Já a colposcopia (exame através de um colposcópio, que é um aparelho binocular de grande aumento), tem uma visão direta das lesões. Este exame colposcópico permite verificar pequenas nuances de relevo, de extensão e coloração das imagens de maneira que se pode inferir o grau de importância e gravidade da mesma. Dependendo dos achados, o ginecologista poderá recomendar um acompanhamento periódico, uma biópsia, uma cauterização ou até mesmo uma cirurgia. COLPOSCÓPIO O exame

9 FATOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER SOBRE CONDILOMA ACUMINADO

Condiloma acuminado é uma verruga sexualmente transmissível causado por determinados tipos de HPV (Papiloma Vírus Humano).     Pode aparecer principalmente na vulva, no períneo, na vagina, no colo do útero, no pênis, no saco escrotal, no ânus, na boca e na faringe. Condiloma na boca e na vulva Ele em si, não se transforma em câncer, embora, quando da contaminação, a mulher possa ter tido contato com outros tipos de HPV que tenham potencial de causar o câncer do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus ou da faringe. É extremamente contagioso. O período de incubação pode variar de dias a semanas, ao contrário de outros tipos de HPV, que podem levar até anos para se manifestarem. O tratamento pode ser feito com cauterizações ou por aplicação de medicamentos, e pode demorar. O parceiro deve ser cuidadosamente avaliado. Criocautério Pode ser prevenido pela vacina quadrivalente, contra HPV.

DIU DESLOCADO OU MAL POSICIONADO (1ª. parte)

Algumas vezes num Ultrassom pélvico de rotina ou porque a usuária tinha algum sintoma, o laudo descreve que o DIU está mal posicionado. Às vezes também no exame ginecológico de rotina os fios do DIU não estão visíveis. E aí? Pode ser DIU mal posicionado. Um DIU mal posicionado pode ser descrito como:  - localizado no segmento uterino inferior ou já no canal do colo do útero - rodado - incrustado no miométrio - parcialmente expelido através do colo uterino - perfurando o útero, parcial ou totalmente - expulso, totalmente na vagina DIU PERFURANDO O ÚTERO Não há um consenso de quantos milímetros poderia estar o DIU distante do fundo da cavidade. 10, 20, 30 mm? Em realidade não existem estudos adequados para esta avaliação. Nossa posição – junto com outros pesquisadores – é de que esta distância não é tão importante, desde que o DIU de cobre esteja acima do orifício interno do colo uterino. Um DIU mal posicionado facilitar uma gravidez?  Se o DIU “mal posicion