Pular para o conteúdo principal

Efeitos benéficos não contraceptivos da pílula

Pilulas

Muito se fala dos riscos do uso da pílula anticoncepcional. De fato, existem alguns. No entanto, além do seu principal efeito benéfico - a contracepção - a pílula combinada relaciona-se com uma série de outros efeitos positivos, os quais devem ser lembrados para as usuárias ou candidatas ao uso da pílula:

Benefícios ligados ao ciclo menstrual

Diminuição da quantidade e duração da menstruação.

Diminui a incidência de anemia, devido à diminuição do fluxo.

Regularização do ciclo menstrual.

Melhora das cólicas menstruais.

Redução dos sintomas da TPM.

Dismenorréia

Outros benefícios

Diminuição dos sintomas da endometriose

Diminuição da incidência da Displasia Mamária

Diminuição da incidência da doença inflamatória pélvica gonocócica

Tratamento temporário das síndromes anovulatórias (Ovários Policísticos)

Tratamento coadjuvante da acne e hirsutismo (excesso de pelos)Acne

Diminuição da incidência de cistos ovarianos funcionais dos ovários.

utero1

Proteção contra câncer

Sem dúvida, os fatores de proteção contra o câncer devem ser considerados com atenção, uma vez que podem salvar vidas. A pílula anticoncepcional atua na proteção contra dois tipos de cânceres na mulher:

Câncer do ovário

Estimam-se mais de 6000 casos novos de câncer do ovário para o Brasil, no ano de 2015. É um câncer que não tem exames de prevenção e é altamente letal. O fator de risco mais importante para o desenvolvimento do câncer de ovário é a história familiar de câncer de mama ou ovariano e ocorre mais na 6ª. década de vida.

A pílula anticoncepcional pode reduzir de 30 a 70% no risco de desenvolver este tipo de câncer. Esta proteção pode permanecer durante décadas, após o término do uso da pílula.

Câncer do endométrio ou do corpo do útero

O câncer do endométrio (corpo do útero) é o sexto tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, com aproximadamente 319 mil casos novos por ano no mundo. No Brasil estima-se mais de 6000 novos casos por ano. A maior parte surge na pós-menopausa, com pico aos 65 anos. Os principais fatores de risco são idade precoce na menarca, idade tardia na menopausa, terapia de reposição hormonal e obesidade. Não existem exames de prevenção e o único fator de proteção conhecido é o uso prévio de anticoncepcionais orais. Eles promovem a diminuição do risco em mais de 50%. Por isso mesmo, um grupo de cientistas da Universidade de Oxford, especialistas em epidemiologia, estimaram que nos últimos 50 anos foram evitados 400 mil casos de câncer de endométrio, apenas nos países de renda mais alta, graças às pílulas anticoncepcionais.

Este efeito protetor da pílula se mantém no tempo e persiste durante décadas.

Dr. Antônio Aleixo Neto

Palavras-chave: pílula anticoncepcional, ciclo menstrual, menstruação,câncer, efeitos benéficos, câncer endométrio, câncer ovário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa mancha branca no colo do útero?

As manchas brancas que aparecem no exame colposcópicos do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem. MANCHAS BRANCAS O Papanicolaou (citologia de prevenção do câncer) detecta as células anormais oriundas destas manchas, classificando-as em: normais, displasia leve, moderada ou grave. É um exame indireto das lesões. Já a colposcopia (exame através de um colposcópio, que é um aparelho binocular de grande aumento), tem uma visão direta das lesões. Este exame colposcópico permite verificar pequenas nuances de relevo, de extensão e coloração das imagens de maneira que se pode inferir o grau de importância e gravidade da mesma. Dependendo dos achados, o ginecologista poderá recomendar um acompanhamento periódico, uma biópsia, uma cauterização ou até mesmo uma cirurgia. COLPOSCÓPIO O exame

9 FATOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER SOBRE CONDILOMA ACUMINADO

Condiloma acuminado é uma verruga sexualmente transmissível causado por determinados tipos de HPV (Papiloma Vírus Humano).     Pode aparecer principalmente na vulva, no períneo, na vagina, no colo do útero, no pênis, no saco escrotal, no ânus, na boca e na faringe. Condiloma na boca e na vulva Ele em si, não se transforma em câncer, embora, quando da contaminação, a mulher possa ter tido contato com outros tipos de HPV que tenham potencial de causar o câncer do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus ou da faringe. É extremamente contagioso. O período de incubação pode variar de dias a semanas, ao contrário de outros tipos de HPV, que podem levar até anos para se manifestarem. O tratamento pode ser feito com cauterizações ou por aplicação de medicamentos, e pode demorar. O parceiro deve ser cuidadosamente avaliado. Criocautério Pode ser prevenido pela vacina quadrivalente, contra HPV.

O fio do meu DIU sumiu! O que eu faço?

Todos os modelos de DIU, de cobre ou hormonais, têm um ou dois fios presos na sua ponta. A função deles é facilitar a sua remoção. Basta o médico puxa-los com uma pinça e o DIU é facilmente removido. Os fios são de nylon fino e não interferem na relação sexual. Geralmente após a inserção, os médicos os cortam e deixam apenas 2 cm para fora do colo do útero. No entanto, uma parte das usuárias de DIU são avisadas pelo médico, após algum exame, que os fios não estão visíveis na entrada do canal do colo do útero. Neste caso existem três possibilidades: 1. A mais comum é que o fio tenha se deslocado para dentro do canal cervical ou da cavidade uterina. Isto pode acontecer por que o útero tem contrações durante o ato sexual, exercendo uma força de sucção para dentro. 2. Outra possibilidade é que tenha havido perfuração uterina e que o DIU esteja na cavidade abdominal. Isto pode ser comprovado ou não através de um exame de ultrassom. Se já tiver feito o exame, não precisa ficar repetin