Pular para o conteúdo principal

Proteção x riscos da pílula: qual a verdade?


Nos últimos anos a pílula anticoncepcional tem sido alvo de uma intensa campanha contra seu uso, através de redes sociais e de fake news. Este verdadeiro massacre é baseado em alguns poucos riscos que ela pode causar (trombose, enfarto, AVC, câncer de mama), sem levar em conta, em dimensão numérica, contra os inúmeros benefícios além da contracepção que a pílula proporciona.
O conhecimento desses benefícios além pode ajudar à escolha mais consciente por parte dos médicos e pacientes do método anticoncepcional mais adequado para cada caso.




Sangramento menstrual:

Há muito é conhecido que as pílulas anticoncepcionais combinadas podem reduzir em até 50% a quantidade de sangue menstrual. Somente este fato proporciona uma diminuição nos casos de anemia em mulheres que usam a pílula. A minipílula ou pílula progestínica é tomada continuamente e de um modo geral interrompe o ciclo menstrual, diminuindo também a perda menstrual.

Cólicas

Cólicas menstruais:

Além da diminuição do sangramento menstrual, as pílulas também diminuem acentuadamente as cólicas menstruais que causam tanto desconforto em muitas mulheres. Em jovens usuárias há uma evidente melhoria da qualidade de vida e uma diminuição do absenteísmo escolar. Este efeito também se observa nas minipílulas e implantes.

Endometriose:

Há fortes evidências que as pílulas diminuem a incidência e/ou as manifestações da endometriose. Para que já tem esta patologia, as pílulas podem usadas continuamente para controle das dores pélvicas e cólicas.

Síndrome dos ovários policísticos:

A pílula combinada é considerada uma das mais importantes armas no tratamento desta síndrome, também chamada de Síndrome Anovulatória, por que geralmente as mulheres não ovulam ou o fazem irregularmente. Há uma melhoria da acne, do engrossamento dos pelos, da pele e cabelos oleosos, entre outros efeitos benéficos, como a prevenção do câncer do endométrio. Os anticoncepcionais baseados apenas nos derivados da progesterona, como a minipílula, o DIU hormonal e o implante não têm este efeito benéfico.

Cefaleia menstrual:



Cerca de 25% das mulheres relatam enxaquecas ou dores de cabeça no período pré-menstrual ou menstrual. Elas ocorrem devido a variações hormonais, principalmente pela diminuição dos níveis de estrogênios nesta fase. O uso da pílula pode melhorar bastante este sintoma, principalmente no uso dos regimes 24 dias por 4 de descanso ou o uso estendido*. O uso contínuo da pílula progestínica (minipílula) é uma que tem um dos melhores resultados. Mas, ATENÇÃO: mulheres com enxaqueca com AURA* têm um risco aumentado de AVC (derrame cerebral) com o uso de pílulas COMBINADAS (com dois hormônios). Só podem usar as pílulas progestínicas ou o implante.

Síndrome pré-menstrual (TPM)


Essa síndrome desagradável afeta cerca de 40% das mulheres e por consequência seus maridos e companheiros.... Decorre, entre outras coisas, das flutuações hormonais que ocorrem no final do ciclo menstrual. O uso de pílulas é considerado tratamento de primeira escolha para esta síndrome. Pode ser usada em várias formulações e também em uso estendido**.

Câncer de ovário e do endométrio

A incidência do câncer do ovário diminui sempre que há uma supressão da ovulação. Isto ocorre em quem amamenta mais, têm mais filhos e que tomam pílulas! A incidência cai em até 50%. O uso de anticoncepcionais orais protege também, a longo prazo, o desenvolvimento do câncer de endométrio, o tipo de tumor uterino mais comum. Somente na última década calcula-se que foram prevenidos cerca de 200 mil casos em todo o mundo!
Outras situações:

Além desses importantes efeitos benéficos da pílula já citados, podemos acrescentar: a diminuição da possibilidade transmissão da gonorreia, diminuição da incidência de fibroadenomas mamários, diminuição da incidência de cistos funcionais ovarianos e efeito benéfico na flora vaginal saudável, diminuindo a incidência de vaginose bacteriana.
Lembramos que cada caso é um caso e que o médico e a paciente devem colocar na balança os possíveis riscos x os benefícios e decidirem conscientemente sobre a melhor escolha.

Em resumo, o uso de anticoncepcionais orais e os implantes, propicia um efeito protetor além da contracepção muito importante entre as suas usuárias, suplantando, em muito, os riscos do seu uso.


*Sintomas da enxaqueca com AURA

Os sintomas de enxaqueca com aura estão relacionados com distúrbios visuais, auditivos, sensitivos ou motores, e incluem:
Ruído no ouvido;
Dificuldade para falar;
Tontura ou perda do equilíbrio.
Dificuldade para movimentar os olhos;
Luzes piscando, manchas brilhantes, visão borrada;
Formigamento na cabeça, lábios, língua, braços, mãos ou pés;
Alucinações como por exemplo sensação de estar caindo, ou de os objetos serem maiores ou menores do que na realidade.

**Uso estendido: é o uso da pílula anticoncepcional sem as pausas mensais

Palavras-chave: contracepção hormonal, pílula anticoncepcional, implante, efeitos benéficos, hemorragia menstrual, cólicas menstruais, endometriose, prevenção do câncer, cefaleia menstrual.


Dr. Antônio Aleixo Neto
Prof. Aposentado da Faculdade de Medicina da UFMG.
Mestre em Saúde da Mulher – UFMG
Mestre em Saúde Pública – Harvard University

©Todos os direitos reservados.














































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa mancha branca no colo do útero?

As manchas brancas que aparecem no exame colposcópicos do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem. MANCHAS BRANCAS O Papanicolaou (citologia de prevenção do câncer) detecta as células anormais oriundas destas manchas, classificando-as em: normais, displasia leve, moderada ou grave. É um exame indireto das lesões. Já a colposcopia (exame através de um colposcópio, que é um aparelho binocular de grande aumento), tem uma visão direta das lesões. Este exame colposcópico permite verificar pequenas nuances de relevo, de extensão e coloração das imagens de maneira que se pode inferir o grau de importância e gravidade da mesma. Dependendo dos achados, o ginecologista poderá recomendar um acompanhamento periódico, uma biópsia, uma cauterização ou até mesmo uma cirurgia. COLPOSCÓPIO O exame

9 FATOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER SOBRE CONDILOMA ACUMINADO

Condiloma acuminado é uma verruga sexualmente transmissível causado por determinados tipos de HPV (Papiloma Vírus Humano).     Pode aparecer principalmente na vulva, no períneo, na vagina, no colo do útero, no pênis, no saco escrotal, no ânus, na boca e na faringe. Condiloma na boca e na vulva Ele em si, não se transforma em câncer, embora, quando da contaminação, a mulher possa ter tido contato com outros tipos de HPV que tenham potencial de causar o câncer do colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus ou da faringe. É extremamente contagioso. O período de incubação pode variar de dias a semanas, ao contrário de outros tipos de HPV, que podem levar até anos para se manifestarem. O tratamento pode ser feito com cauterizações ou por aplicação de medicamentos, e pode demorar. O parceiro deve ser cuidadosamente avaliado. Criocautério Pode ser prevenido pela vacina quadrivalente, contra HPV.

O fio do meu DIU sumiu! O que eu faço?

Todos os modelos de DIU, de cobre ou hormonais, têm um ou dois fios presos na sua ponta. A função deles é facilitar a sua remoção. Basta o médico puxa-los com uma pinça e o DIU é facilmente removido. Os fios são de nylon fino e não interferem na relação sexual. Geralmente após a inserção, os médicos os cortam e deixam apenas 2 cm para fora do colo do útero. No entanto, uma parte das usuárias de DIU são avisadas pelo médico, após algum exame, que os fios não estão visíveis na entrada do canal do colo do útero. Neste caso existem três possibilidades: 1. A mais comum é que o fio tenha se deslocado para dentro do canal cervical ou da cavidade uterina. Isto pode acontecer por que o útero tem contrações durante o ato sexual, exercendo uma força de sucção para dentro. 2. Outra possibilidade é que tenha havido perfuração uterina e que o DIU esteja na cavidade abdominal. Isto pode ser comprovado ou não através de um exame de ultrassom. Se já tiver feito o exame, não precisa ficar repetin